Aula de Parentalidade

Oi gente!

Acabei de voltar da maternidade, terminei hoje o meu curso de parentalidade. Fiz todo o curso na maternidade Julio Diniz, onde também faço o meu acompanhamento pré-natal e simplesmente adorei a iniciativa do CMIN.

fullsizerender

Eu sei que muita gente acha isso uma bobagem, que bebês sempre nasceram e sobreviveram e pais nunca tiveram que fazer curso, mas para mim foi uma experiência muito positiva e eu recomendo SIM!

A equipe de enfermeiras-parteiras que ministraram as aulas fizeram um excelente trabalho e desmistificaram muita coisa envolvendo a gravidez, o parto e o puerpério.
Não vou dizer com isso que encerrei o curso “sabendo ser mãe”, até porque não acho que seja este o propósito, continuo completamente sem noção alguma, embora mais do que disposta a descobrir. Por outro lado, não seria um exagero dizer que saí da minha última aula bem mais tranquila e confiante no meu instinto, o que foi, para mim, o fator mais importante dessa experiência.

O curso é dividido em 10 aulas para a futura mamãe e o futuro papai:

img_7406
Desenho lindo que eu achei em: pumpkin.pt

1- Trabalho de Parto
2- Amamentação
3- Anatomia do Canal de Parto
4- Dores do Trabalho de Parto
5- Verdadeiro ou falso do Trabalho de Parto
6- Visita à Instituição
7- Massagem do Perínio
8- Indução do Trabalho de Parto
9- Puerpério
10- Cuidados como recém-nascido

Aprendemos alguns exercícios para ajudar com o parto, praticamos exercícios respiratórios para a hora do parto, fizemos sessões de alongamento, vistiamos as instalações da maternidade e tivemos uma aula inteira dedicada aos cuidados com o bebê. Aprendi sobre a importância da pega na amamentação, dicas sobre as diferentes posições nas quais se pode dar de mamar e que a melhor posição para o bebê dormir é de costas (papo para o ar).

Claro que existem mil maneiras de se abordar cada tema, cada mãe tem um jeito diferente de exercer a maternidade e é muitas vezes difícil falar-se em certo ou errado porque são simplesmente maneiras diferentes de se fazer as coisas.

O importante é manter a calma, confiar em si e no seu extinto e tomara que dê tudo certo!

Espero sinceramente voltar aqui daqui a algumas semanas com um post surpreendentemente tranquilo sobre os meus primeiros momentos como mãe.

Será?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s